
NOSSA HISTÓRIA
Acolhendo e educando para a vida
Fundado em 14 de abril de 1918 para prestar serviços de acolhimento às crianças e idosos vítimas de uma forte epidemia de gripe que espalhou-se após a 1ª Guerra Mundial, o Centro Educacional Terra Santa possui os seguintes certificados, títulos e registros:
Utilidade Pública Federal: Portaria de n° 3.103 Publicado no Diário Oficial de 26 de setembro de 2013;
Utilidade Pública Municipal: Resolução nº 0002 de 24 de março de 2011;
Utilidade Pública Estadual Número 1.070/12 de 25 de abril de 2012;
Inscrição no Conselho Municipal de Assistência Social nº 007;
Inscrição no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente nº 30;
Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social – CEBAS Portaria 318 item 8 de 08/11/18, publicada no Diário da União de 12 de novembro de 2018.
Desde sua fundação em 1918 por um grupo da sociedade petropolitana, a Associação Protetora do Recolhimento dos Desvalidos de Petrópolis, como era chamado, tinha por objetivo prestar serviços de acolhimento para crianças e idosos e contava com a contribuição da sociedade para manutenção financeira. Em 1969 dedicou-se exclusivamente ao acolhimento de meninos em regime de internato, mantendo-se apenas com doações da sociedade – assim como nos dias atuais, para continuar atendendo e oferecendo a eles atividades como tapeçaria, estamparia, marcenaria e padaria para que pudessem aprender o ofício e ingressar no mercado de trabalho.
Na virada do século, após estudos da comunidade no entorno da instituição, viu-se a necessidade da implementação de um programa que atendesse também aos jovens e adultos para que pudessem ter a oportunidade de lazer e ingresso no mercado de trabalho. Com a ajuda de voluntários e doações da sociedade os jovens tinham acesso as oficinas de lazer como dança e esporte além de oficinas profissionalizantes como corte e costura, cabeleireiro, manicure, marcenaria e estamparia. Também observou-se a necessidade de ampliar o atendimento de crianças entre 05 e 10 anos de idade no período do contraturno escolar em situação de vulnerabilidade social, sendo assim foram criados dois programas sociais: Programa Social Aquarela e Programa Social Cultura pela Paz -(Atualmente como Projeto Semeando Cidadania).
Em 2011 após a grande procura de idosos por atividades de lazer e atendimento terapêutico e a baixa oferta na Cidade por estas atividades, foi criado o programa social Fórmula do Bem Estar para atender a necessidade e crescente demanda de idosos a partir de 60 anos oferecendo a eles atividades e atendimento especializado.
Atualmente, o conselho diretor e a presidência são formados por padres voluntários da Mitra Diocesana de Petrópolis, os quais têm a nobre missão de dar continuidade ao trabalho que é desenvolvido há 100 anos. No entanto, o Centro Educacional Terra Santa, é uma instituição independente sem vínculos religiosos. Através do apoio e reconhecimento da sociedade a instituição tem conseguido cumprir seu principal objetivo que é acolher e educar crianças, jovens, adultos e idosos oferecendo a eles qualidade de vida.
A instituição sobrevive exclusivamente com doações da comunidade, empresas, comerciantes, pessoas físicas e jurídicas e apoiadores que se solidarizam e garantem o custeio da alimentação dos atendidos. Para custeio da folha de pagamento e demais despesas fixas contamos com aluguéis das salas e salões para festas disponíveis no espaço e com a arrecadação do telemarketing além, de doações de colaboradores para dar continuidade aos programas sociais.